terça-feira, 5 de setembro de 2017

Uns têm quase tudo e outros praticamente nada!


A recuperação dos animais selvagens feridos ou debilitados tem como finalidade principal contribuir para a Conservação da Natureza.
Muitas vezes cidadãos responsáveis e conscientes encontram animais selvagens feridos ou debilitados e não sabem exatamente o que fazer, a primeira reação é procurar na internet por entidades que possam auxiliar. Algumas das Organização Governamentais ligadas ao Ambiente e as próprias Organizações Não-governamentais de Ambiente aconselham as pessoas a contactar ou com a GNR ou com o ICNF, no entanto os cidadãos desesperam com a quantidade de telefonemas que têm que efetuar para falar com o serviço responsável e muitas vezes ou não conseguem contactar com ninguém, principalmente ao fim de semana quando ligam para o ICNF (só os Vigilantes da Natureza trabalham ao fim de semana e como estão no terreno ninguém atende na sede), ou obtêm uma resposta negativa por parte da GNR se o animal ferido ou debilitado não pertencer a uma espécie ameaçada. A resposta mais comum por parte dos serviços da GNR é que “esse procedimento é da responsabilidade dos Vigilantes da Natureza”, o que para nós é motivo de orgulho!
A solução que muitos dos cidadãos encontram é ligar para a APGVN - Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, que é uma associação profissional e de defesa do ambiente, que nunca se nega a ajudar! São inúmeros os lamentos dos cidadãos, que indignados declaram não compreender a posição da GNR em se recusar a efetuar a recolha de animais de espécies não ameaçadas, ou seja, o que não é notícia!
Atenção não somos nós, Vigilantes da Natureza, que o afirmamos, são os factos incontornáveis e as dezenas de telefonemas que os dirigentes da APGVN recebem diariamente, principalmente ao fim de semana, com pedidos de ajuda!
Para os Vigilantes da Natureza todos os animais são importantes e têm o seu papel na Natureza.
A GNR tem os meios e o número de efetivos que nos são negados, e que solicitamos constantemente, sendo sistematicamente ignorados. À GNR são fornecidas viaturas equipadas com sistema de transporte adaptado a animais, com sistema de refrigeração e com o material necessário à captura dos animais feridos ou debilitados e os Vigilantes da Natureza fazem a recolha, os primeiros socorros, quando necessário, com material improvisado e efetuam o transporte no próprio habitáculo da viatura que conduzem.
Enquanto uns têm quase tudo faltando-lhes apenas o amor e dedicação à Natureza aos outros falta-lhes os meios e as condições necessárias para um mais eficaz desempenho da profissão a que dedicam a sua vida!


APGVN – Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza

1 comentários:

Enviar um comentário